20
set
11

O perfil do novo cliente

Consumidor lendo as informações técnicas do produto

Durante muito tempo, a grande maioria dos clientes, era formada por pessoas que acreditavam no que a empresa que vendia a ele algum produto ou serviço dizia a respeito dos mesmos. Não faziam pesquisas para obter informações a respeito dos produtos ou serviços que desejavam adquirir. Mesmo porque haviam poucas pessoas com tal conhecimento e os meios de transmissão desses conhecimentos era bastante custosa. Hoje em dia, com a disseminação da internet, os preços de vários livros, revistas e demais artigos impressos ficou mais em conta. Isto porque a internet é um meio de comunicação que reduz, e muito, os custos de quem fornece tais informações.
Por tudo o que foi mencionado acima é que, hoje em dia, o consumidor, antes de comprar um produto ou serviço, pesquisa na internet para fazer comparação de marcas, características técnicas, preços, tempo de entrega, garantia, entre outras variáveis. Desta forma, muitas vezes quando eles vão a loja física, que são nossas tradicionais lojas, eles têm mais informações a respeito dos produtos que os próprios vendedores. O aumento do nível educacional da população tem contribuído bastante para essa tendência. Pois, o princípio básico para se obter conhecimento é o questionamento. E não aceitar o que outra pessoa tem para lhes dizer, sem procurar saber se aquilo é mesmo verdade.
E a internet mais uma vez contribui para isto, pois, são vários os blogs, páginas pessoais, de profissionais com grande conhecimento a respeito do produto ou serviço que o consumidor quer comprar.
Por tudo isto é que as lojas devem buscar maior informação a respeito do que vende. Elas têm uma vantagem em relação ao cliente, que é a proximidade com o seu fornecedor. Entretanto, algumas lojas não se aproveitam desse fato e perdem a oportunidade de satisfazer, da melhor forma possível, o seu cliente. Talvez, justamente pelo fato de muitos varejistas não estarem preocupados em ter o conhecimento necessário para a boa venda do produto, é que os próprios fornecedores passaram a divulgar tais informações técnicas em seus sites.
Este é um novo tempo, em que os fornecedores, sejam eles varejistas, atacadistas ou industriais, devem buscar incansavelmente obter maior proximidade, tanto com seu fornecedor quanto com o seu cliente. Com o objetivo de atender a necessidade do seu consumidor. Em São José do Egito, ainda há muitos consumidores que não são tão bem informados. Mas, o número de clientes com grande conhecimento está aumentando significativamente. Afinal, está, como a maioria das tendências, começa nos países ricos (desenvolvidos), depois disso, chega às grandes capitais brasileiras, passam pelas cidades pólos e terminam nas pequenas cidades do interior dos estados. Cabe a cada empresário decidir se quer ficar do lado dos vencedores, acompanhando as tendências. Ou do lado dos perdedores, achando que tudo hoje é exatamente igual ao que era antes.
Infelizmente, a maioria dos empresários são muito parecidos com o sapo. Para quem não sabe, os cientistas afirmam que, se uma pessoa colocar um sapo numa panela com água fria e for aquecendo a água aos poucos, este animal não consegue perceber que ali está ficando muito quente. Assim, acaba por morrer queimado, sem reagir. No caso do empresário, a panela é o mercado onde ele atua, a água são as alterações que ocorrem neste mercado, e o sapo é sua empresa. A água está esquentando, mas, o que será que o caro empresário decidirá fazer a respeito?

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1 Response to “O perfil do novo cliente”


  1. 1 Lan House Cyber@Net
    setembro 20, 2011 às 5:10 pm

    Muito legal…
    Isto realmente é uma grande realidade, que pena que muitos comerciantes se poupam de selecionarem funcionários por qualificação profissonal e acabam sendo prejudicados e ficam se questionando o por quê….


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