29
dez
09

Empreendedor por Necessidade X Empreendedor por Oportunidade

O Brasil é considerado, por muitos, o país que tem o maior número de empreendores do mundo. Porém, deve-se entender que há dois tipos de empresários: os que são por necessidade, que, geralmente, são aquelas pessoas demitidas e que, devido ao fato de não conseguir emprego novamente, usam o dinheiro de que dispõe para abrir o seu próprio negócio, ou, abrem uma empresa porque não querem ter ninguém “mandando” nelas. Todavia, esquecem-se de que, uma empresa, para sobreviver, precisa atender as necessidades do mercado. Por isso, essas pessoas deveriam buscar melhor capacitação com a finalidade de atender da melhor forma possível a um mercado cada vez mais exigente.

Por outro lado, há o empreendedor por oportunidade, o qual é aquela pessoa que, vendo a oportunidade de oferecer ao mercado algo novo e, com isso, melhorar suas condições de vida, abrem uma empresa. Esse tipo de empresário está sempre buscando mais conhecimento, porque sabe que isso é necessário para se manter no mercado. Uma vez que o ambiente no qual ele faz negócios está, também, em constante evolução. Dessa forma, aquele que não se aprimora, fica para trás.

Muitos comerciantes, principalmente os de cidades pequenas, melhoram suas condições de vida mesmo se comportando como os empresários por necessidade. Uma vez que a cidade onde moram, justamente por ser pequena, não tem grandes empresas. Ficam, então, acostumados com a situação e acham que “se sempre deu certo assim, dará para sempre”. No entanto, o aumento da concorrência nas grandes cidades faz com que as empresas de maior porte abram filiais nas cidades de médio porte. E, isso, faz com que as empresas dessas cidades abram lojas nas cidades pequenas. Oferecendo ameaça a sobrevivência das empresas em que seus donos não buscaram ao longo do tempo melhor qualificação para eles mesmos e para os seus colaboradores.

Às vezes, essas pessoas, em vez de buscarem mais conhecimento para ganharem mercado, usam de certos artifícios que só fazem com que eles e a maioria dos seus concorrentes fiquem mais enfraquecidos quando uma outra empresa se instala na sua cidade. Há casos em que as pessoas que tinham o comportamento de empresários por necessidade passam a pensar como os empreendedores por oportunidade. E é ai onde mudam, para melhor, realmente, suas condições de vida, as de seus colaboradores e a empresa que possuem.

No século XVIII, aconteceu na Inglaterra a primeira Revolução Industrial. O fato mais importante ocorrido nela, ao contrário do que muitos pensam, não foi o surgimento dos motores. Há registros de que no Império Romano já havia sido inventado um motor que funcionava com os mesmos princípios que os motores a jato de hoje funcionam. O acontecimento mais importante ocorrido durante a Revolução foi o ressurgimento das cidades e, com elas, as pessoas passaram a se reunirem para debater suas idéias e pesquisarem ainda mais. Com o objetivo de melhorar as tecnologias existentes e os seus conhecimentos. As próprias universidades funcionam, ou deveriam funcionar, nesse modelo.

Então, o que define qual empresa se sairá melhor não é apenas os produtos e o dinheiro que possuem. Mas, sim, quais empresários e colaboradores possuem maior conhecimento sobre o mercado em que atuam e o mundo que os cerca. Hoje, há conteúdos acessíveis na internet, revistas, livros, palestras e, os próprios canais de televisão, disponibilizam meios para que os empreendedores se qualifiquem cada dia mais. A abertura de lojas do Wal-Mart, maior empresa varejista de bens de consumo do mundo, em cidades, que não a capital, de Pernambuco, juntamente com o fato de que é cada vez mais freqüente ações desse tipo no país, mostram que os empresários que se comportam como os de oportunidade estão agindo, cabe a cada empresário decidir qual dos dois tipos de empreendedores quer ser.


0 Responses to “Empreendedor por Necessidade X Empreendedor por Oportunidade”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: