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dez
09

Organizações que Aprendem

As Organizações que Aprendem, esse é um tema bastante discutido nos últimos tempos. Com o advento da globalização e competitividade cada vez mais acentuada entre empresas e nações, fazem-se necessárias a criação e identificação de vantagens competitivas sustentáveis. As quais são conseguidas através da criação e disseminação de conhecimento ao longo da organização. O que é conseguido por meio de quatro fatores, que são: reconhecer e aceitar diferenças de performance; fornecer feedback oportuno; estimular novas idéias e tolerância a erros.
Cada uma dessas variáveis é fundamental no processo, pois as pessoas só reconhecem e aceitam as diferenças de performance quando estão cientes de que cada individuo tem competências distintas, que isso acarreta em performance diferente e aprendem a tirar proveito desse fator. Já em relação a oferecer o feedback oportuno, diz respeito a analisar se é o momento certo de oferecer um feedback a uma pessoa e qual a melhor forma de faze-lo. Estimular novas idéias está relacionado a criar um ambiente favorável para que os indivíduos busquem desenvolver suas competências e, com isso, as da organização como um todo. A tolerância a erros é algo de grande importância, já que errar é uma coisa inerente ao processo de aprendizagem. Outra opção que as empresas possuem é oferecer estimulo para que seus clientes e fornecedores dêem sugestões e, assim, participem do processo de desenvolvimento da organização.
Há pessoas têm dificuldade para “desaprender”, e isso é um problema a ser resolvido, uma vez que isso é necessário para que as pessoas aprendam novos conceitos e processos. Isso se faz importante porque formulas que antes funcionavam para resolver determinado problema, muitas vezes, não funcionam mais. E, organizações que não conseguem se desprender das antigas formulas podem acabar não se adequando às mudanças. Como cada vez mais as mudanças se dão de forma mais veloz e interligada, a não adequação pode acarretar até mesmo na falência ou venda da empresa.
As organizações ainda possuem, muitas vezes, seus departamentos focando sua atenção apenas para o seu “território”. Como toda organização é um sistema, essa pratica pode acarretar na difícil adequação de algo que venha a ser feito num departamento e passado para outro. O qual terá que fazer adequações para que se possa integrar o processo.
Parte do processo da aprendizagem organizacional é a entrada de novas pessoas na empresa. Isso porque, cada novo indivíduo que nela chega traz consigo uma gama de conhecimentos. Os quais podem ser muito bem aproveitados, dependendo do processo a ser utilizado pela empresa. Como cada indivíduo influencia o meio no qual está inserido, e, também, sofre influencia do mesmo, é assim também que se dá a aprendizagem organizacional. Onde cada um traz seus conhecimentos, crenças e costumes para dentro da organização. O próprio reconhecimento desses fatores faz com que se possa analisar quais deles trazem benefícios e malefícios para a empresa, e, assim, as pessoas tentarem potencializar os fatores bons. Como, também, minimizar os que trazem impacto negativo para a organização.
Existe também a necessidade da formação de equipes interdisciplinares, para que haja o melhor aproveitamento das competências existentes na empresa. Isso se dá através da identificação das competências individuais, analisando quais competências são necessárias para determinado projeto e quais os indivíduos que melhor se encaixam nessas equipes. A troca de conhecimentos que ocorre ao longo do processo é bastante enriquecedora para todas as partes envolvidas. Visto que cada pessoa oferece o que tem de melhor e, tem suas deficiências sanadas por outras pessoas que tenham melhores competências em relação a determinado assunto.
Todos esses fatores sendo coordenados de maneira sistêmica fazem com que uma organização tenha uma vantagem competitiva sustentável e, ainda, desenvolva outras. E, levando-se em consideração as tendências verificadas na atualidade, apenas empresas que consigam despontar com um número cada vez maior de diferenciais para oferecer ao mercado é que se manterão nele.


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