02
nov
10

A vantagem do varejo

O mundo passou por grandes mudanças nas últimas décadas. Após a popularização do uso da internet, os consumidores passaram a ter maior poder sobre a informação. O que não acontecia com tanta facilidade nos tempos em que a comunicação de massa se baseava em meios como rádio e televisão, onde seus proprietários divulgavam apenas o que lhes interessava.

Por outro lado, os custos de empresas se instalarem em outros locais, que não no seu lugar de origem, fazia com que as empresas locais tivessem maior domínio sobre os consumidores, sem, necessariamente, fazer grande esforço para isso. Todavia, nos últimos tempos, as pessoas passaram a poder adquirir um bem produzido em um empreendimento instalado em São Paulo, por exemplo, a um custo razoável e o receber, muitas vezes, em menos de uma semana.

Os fatores supracitados fazem com que empresas de atuação local, que não sejam eficientes e eficazes na satisfação das necessidades dos seus clientes, percam relevância. A maior vantagem que uma empresa varejista possui é estar próxima ao consumidor. O que facilita a obtenção de informações cruciais sobre este. As fábricas gastam muito tempo e dinheiro para obter informações sobre seus consumidores. E, repassam esses custos aos varejistas que, por sua vez, os imbutem nos preços dos bem vendidos.

Essas pesquisas poderiam ser feitas pelos vendedores e empresários do varejo. Muitas empresas o fazem, mas poucas realizam tal atividade de modo criterioso a ponto de repassar aos fabricantes algo tão valioso que faça com que os custos sejam reduzidos e os lucros aumentados. Os consumidores desejam, cada vez mais, algo com maior diferenciação. Lojistas atentos podem passar a oferecer serviços que venham a adequar, ainda mais, os produtos que eles oferecem ao que os consumidores desejam.

O uso de um banco de dados contendo as características dos consumidores, bem como seu comportamento de compra, podem fazer com que um profissional preparado ofereça ao cliente o que ele deseja, no momento oportuno. Isso pode ser feito através de marketing e-mail, enviado ao cliente após o período de tempo que esteja estipulado através do seu padrão de consumo e, também, quando decorrido o tempo de vida útil de dado produto. Informação essa que pode ser conseguida com o fabricante.

Através de tudo o que foi citado acima, os lojistas podem conseguir adquirir produtos a um menor custo dos seus fornecedores. E os venderem a um preço mais elevado. Aumentando, assim, sua lucratividade e competitividade.


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