26
jan
11

Por que empresas que lideraram durante anos quebram?

Durante os primeiros anos de vida de uma empresa, principalmente as que começam com poucos recursos, há uma batalha diária pela sobrevivência. Isso faz com que o empresário esteja sempre buscando mais informações para superar essas dificuldades. Passados alguns anos da abertura, algumas conseguem se estabilizar no mercado. Conseguindo, assim, clientes “fiéis”. Um número mais reduzido ainda de organizações conseguem ocupar a liderança do mercado. No caminho, aprendem a fazer as coisas do modo que foi aprendido e não concordam em fazer algo de forma diferente. Mas, o que deu certo no passado, em condições de mercado bem diferentes, pode vir a não dar certo no presente. Consumidores envelhecem e passam a dar valor a coisas diferentes. Outros mudam de cidade, e os que chegam podem possuir valores diferentes.

O pior é que muitos empresários demoram a perceber que as coisas não estão indo bem. Isso porque, muitos deles levam em consideração, para medir o desempenho do seu empreendimento, apenas o volume de vendas. Que mesmo crescendo durante os anos, pode ser menor que o de seus concorrentes. Esses, por sua vez, após conquistarem importante participação de mercado, não necessariamente, tomando clientes de outras organizações, mas, conquistando consumidores que entraram recentemente no mercado em que a empresa atua, podem vier a tem melhores recursos para poder atacar os concorrentes.

Sem perceber que o mercado mudou, o empresário pode insistir durante vários anos em usar as mesmas ações que deram certo no passado, agravando ainda mais a situação. Uma boa forma de analisar o desempenho pode ser comparando a quantidade de vendas feitas durante determinado período e o número de habitantes com idade e renda, dentre outros fatores, com a quantidade de vendas realizadas no presente. Usemos como exemplo uma empresa que realizasse, em média, 900 vendas por mês no ano de 1991, quando a população egipsiense era de 28.676, segundo dados do IBGE, e que, no ano de 2010, em que de acordo com dados, também, do IBGE, a população seja de 31.838 habitantes, as vendas sejam de uma média mensal de 990. Se forem multiplicados os 90 mensais a mais por 12, que é a quantidade de meses que há no ano, percebe-se que no ano foram realizadas 1.080 vendas a mais. Entretanto, se for usada a regra de 3 simples diretamente proporcional, chegará a conclusão de que, levando em consideração apenas a quantidade de habitantes em relação a quantidade de vendas, a média mensal de vendas dessa empresa teria que ser igual ou maior que 999.

O ideal é que as empresas tenham salvados os dados relativos a estatísticas realizadas por instituições de alta credibilidade, como o IBGE, pois, ano após anos, eles trocam algumas informações por outras novas. Sem que nesse site conste algumas informações de anos anteriores. Vale ainda ressaltar que no exemplo acima foi usando apenas a quantidade de total de habitantes para que a explicação fosse o mais simplificada possível. Todavia, é importante salientar que empresas de vestuário com foco em adultos, ou de móveis, por exemplo, devem analisar qual o crescimento da população referente ao seu público-alvo. Pois, a quantidade de pessoas no mercado com idade a que a empresa se propõe a atender pode ter diminuído. Mesmo que a quantidade total de habitantes da cidade tenha aumentado.

Pode-se perceber, então, que o número de fatores que podem impactar nas empresas é consideravelmente grande. Requerendo, assim, boa quantidade de tempo para sua análise, o que poderia vir a afastar um pouco o empreendedor das atividades diárias (operacionais e táticas) da sua empresa. Mas, que são de grande valia para o bom desempenho estratégico, que é de longo prazo, mas que é indispensável para que o negócio continue a prosperar. Por isso, todos nas empresas devem estar dispostos a aprender constantemente.


0 Responses to “Por que empresas que lideraram durante anos quebram?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: