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set
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Marketing 3.0

O Marketing 3.0 é um conjunto moderno de ideias que estão melhorando, e muito, o desempenho das maiores empresas do mercado. Segue abaixo um resumo a respeito disso.

1. Ame seus clientes e respeite seus concorrentes.
Conquiste a fidelidade dos seus clientes, oferecendo-lhes produtos e/ou serviços de valor e tocando suas emoções. Concorrentes fazem com que o mercado como um todo seja impulsionado, sem eles, o crescimento de um dado setor é lento. Acompanhando sempre o que os concorrentes estão fazendo, torna possível detectar pontos fracos e fortes, deles e da sua empresa.

2. Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar.
O mercado está com mudanças altamente aceleradas. O conhecimento dos concorrentes aumentará significativamente. Afinal, o maior acesso à educação proporciona isto às pessoas. O mesmo se aplica aos clientes. Se você não conseguir sentir a possibilidade de futuras mudanças, o que se chama de tendência, sua empresa vai se tornar obsoleta e acabará morrendo.

3. Proteja seu nome, deixe claro quem é você.
No mercado, a reputação da marca é tudo. Sua empresa precisa deixar claro para os clientes, a quem deseja atender, o que ela está oferecendo ao mercado. Esclareça quais são os seus valores e não abra mão deles.

4. Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você.
Você não precisa atender a todos, mas, esforce-se para atender àqueles que estiverem mais prontos para comprar e se beneficiar da compra e do relacionamento com sua empresa. Afinal, é este o tipo de cliente que lhe proporcionará maior lucratividade.

5. Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo.
Defina preços que reflitam a qualidade do produto e/ou serviço que oferece. Fazendo análise do que o mercado oferece e quais os preços cobrados. Pois, ao descobrir que sua empresa cobra um valor muito acima do cobrado pelo mercado, sem oferecer nenhum diferencial, o seu cliente poderá não confiar mais na sua empresa. E, assim, deixar de comprar na mesma. É importante deixar claro que, hoje em dia, devido a grande quantidade de concorrentes existentes no mercado, um consumidor dificilmente se dará ao trabalho de comunicar a empresa que o preço que ela cobra está alto. Geralmente, os clientes compram em outro lugar e, alguns empresários não sabem, sequer, que perderam o cliente para a concorrência.

6. Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas.
Faça por onde ser, sempre, fácil para os seus clientes encontrá-lo. Na atual economia do conhecimento, o acesso à tecnologia da informação e à internet é essencial. Ajude seus futuros clientes a encontrá-lo.

7. Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Tenha um bom relacionamento, conheça as necessidades, desejos e preferências e comportamento dos seus clientes. Depois disto, aumente o valor oferecido ao cliente com a ajuda dos seus clientes. Buscando sempre saber o que eles desejam e o que você poderá oferecer de novo ao mercado. Isto é possível ouvindo atentamente sugestões e críticas feitas por eles.

8. Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços.
Em qualquer setor, tenha sempre o espírito de querer servir o cliente. Pois, devido ao aumento da concorrência, muitos dos produtos oferecidos por sua empresa serão oferecidos, também, pela concorrência. Principalmente se sua empresa atuar na forma de varejista. Desta forma, a única maneira de conquistar a fidelidade do cliente é oferecer serviços adicionados aos produtos vendidos. Mas, é bom procurar saber se tais serviços são desejados pelos clientes. Um bom exemplo disso é a garantia estendida, oferecida pelas lojas. Se o consumidor puder escolher entre comprar o produto com esta garantia ou sem ela, será um bom negócio para ele. Mas, se a garantia estendida vier de forma que o consumidor tenha que pagar mais caro pelo produto, devido a este serviço, sem que ele deseje esta garantia, o consumidor, certamente, escolherá comprar em outra loja.

9. Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega.
Busque melhorar sempre a qualidade, custo e entrega. Não deixe de cumprir as promessas feitas aos clientes, fornecedores e parceiros. Além disso, não aja com desprezo ou desonestidade com relação à qualidade, preço e prazo de entrega.

10. Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final.
O importante é aprender continuamente. O conhecimento e a experiência acumulada ao longo do tempo determinarão sua decisão final. Os gerentes sábios consideram outros aspectos, além do impacto financeiro de uma decisão. Por exemplo, se há um cliente fiel a empresa, e este pode vir a influenciar várias outras pessoas, fazendo com que elas passem a comprar na empresa, é vantajoso para a empresa oferecer produtos a preços reduzidos para este cliente. Pois, sua fidelidade fará com que a empresa consiga vários outros clientes. Aumentando, assim, o lucro conseguido pela empresa. Mesmo que o lucro unitário, que é o lucro que a empresa consegue ter pela venda de cada unidade do produto, seja reduzido.


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