25
nov
11

Fatores que influenciam o desempenho das empresas

Empresas que deixaram a confiança no seu sucesso as cegar

Há pelo menos quatro fatores que impactam negativamente ou positivamente no desempenho das empresas. São eles:

1 – Excesso de confiança proveniente do sucesso. Isso ocorre porque, ao confiar demais nas suas experiências, as pessoas tendem a achar que tudo o que ocorre hoje é como foi no passado. Por exemplo, os executivos das maiores empresas automobilísticas dos Estados Unidos julgaram, por anos, que os consumidores desejariam carros grandes, com motores potentes e com grande consumo de combustível. Porém, a elevação no preço do combustível e o maior conhecimento dos danos que a poluição causa ao ambiente e a saúde humana fez com que os clientes passassem a desejar carros menores e mais econômicos. Ignorar este fato foi um dos motivos que fizeram com que as maiores empresas americanas do setor automotivo viessem a passar grandes problemas financeiros.

2 – Busca indisciplinada por mais. Este é o caso de muitas pessoas que desejam que suas empresas cresçam e dão mais importância a isto que a forma como a empresa está crescendo. Alguns empresários fixam metas de vendas e oferecem bônus aos seus vendedores ao as atingir. Entretanto, se não houver um processo a ser seguido para a concessão de crédito, como é do interesse do vendedor fazer a venda, independentemente dele julgar que o cliente irá pagar, ele fará a venda. Neste caso, a empresa passa determinado período de tempo sem o produto no estoque, e já tendo pagado o bônus ao vendedor. Exemplo disso foram os grandes bancos americanos que faliram por causa da inadimplência dos seus clientes e os altos bônus pagos aos seus funcionários. Uma saída seria atrelar os bônus dos vendedores ao recebimento do pagamento feito por parte do cliente. Em vez de já o fazer no ato da entrega do produto que ainda não fora pago.

3 – Negação dos riscos e perigos. Esse fato pode ter origem no próprio excesso de confiança proveniente do sucesso. Ou mesmo pessoas que julgam que, devido ao fato de as possibilidades de algo dar errado sejam reduzidas, as coisas não darão errado.

4 – O bom é inimigo do ótimo. Parece algo contraditório, mas, as pessoas acharem que a empresa está indo bem pode ser uma armadilha mortal. Isto porque, algumas pessoas se acomodam nessas situações. Outro caso típico é aquele em que, devido ao fato de a empresa estar vendendo mais que no passado, as pessoas crêem que estão no caminho certo. O problema é que a empresa pode estar vendendo mais porque o mercado está aquecido e, por isso, boa parte dos seus concorrentes, também, está vendendo mais. Assim, fica claro que medir o desempenho somente comparando como a empresa era antes e como está não é um bom caminho. É recomendável que a empresa compare o seu desempenho passado com o de agora, mas, também, compare com outras empresas do mesmo setor. No caso em que não se tiver informações quanto ao desempenho do setor, deve-se buscar, ao menos, comparar o faturamento da empresa com o PIB à preços correntes da cidade onde a empresa atua. PIB, Produto Interno Bruto, é a soma da quantidade de toda a riqueza produzida por determinada região num ano. A preços correntes é o PIB considerando-se o valor dos produtos no ano em questão.

Assim, fica claro que para a empresa ter sucesso, deve-se haver líderes que saibam para onde ir e conduzir corretamente os seus subordinados. Bem como a importância das metas para o desempenho da empresa.


0 Responses to “Fatores que influenciam o desempenho das empresas”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: